Opinião: Her (Ela), de Spike Jonze

Her (Ela) é um filme futurista que conta a história de um escritor de cartas que se apaixona por um novo sistema operacional que desenvolve traços semelhantes dos humanos. O filme é escrito e dirigido por Spike Jonze e conta com Joaquin Phoenix interpretando Theodore e Scarlett Johansson com a voz Samantha, o software.



Theodore está na rua quando vê a exposição de um novo software e o acaba comprando. No momento da instalação o programa faz algumas perguntas a Theo e o pede para escolher se quer que o seu S.O. seja homem ou mulher. Theodore escolhe o sexo feminino e é aí que a trama começa.

Theodore é separado há quase um ano, mas ainda não conseguiu esquecer a sua mulher (já que os dois ainda não se divorciaram). Em várias partes do filme passam cenas dos momentos de Theodore e sua ex-mulher.


Uma das coisas que me chamou atenção no filme foi o fato dele ser futurista e usar cores quentes e o estilo vintage. A roupa de todos que aparecem no filme me faz lembrar de uma época antiga. Achei muito harmônico a junção do novo, referente a tecnologia, com o velho, referente às pessoas e aos seus estilos. A trilha sonora também reforça esse pensamento (obrigado Arcade Fire).

Her é um filme que mostra a fragilidade humana, a carência que temos por atenção e a necessidade que sentimos de ter alguém para estar ao nosso lado.


Lembro das amizades que cultivei na adolescência sem nunca as ter visto. Um computador e o MSN ligado era o bastante para haver a conexão e passarmos horas conversando e compartilhando nossas vidas, criando um laço que se construía através dos pixels da tela do computador.

Em um momento do filme, Theo olha o seu celular e percebe que Samantha, sua namorada, não está funcionando. A mensagem que aparece na tela é como se o programa não estivesse instalado. Theo se desespera e corre para a fabricante do sistema, mas antes de chegar lá é surpreendido pela voz de Samantha dizendo que está tudo bem. Lembrei dos meus momentos de desespero quando eu ficava sem internet e precisava falar com um amigo virtual. Chega a ser engraçado a capacidade que temos de nos apegar, da dependência que temos com as tecnologias e como a ideia de relacionamento muda com o tempo.

Her é um filme sobre o amor e como o idealizamos. Nos mostra as dificuldades de um relacionamento e como devemos fazer alguns sacrifícios para tentar mantê-lo.

Dica de música: Dimensions, do Arcade Fire.



Assista o trailer de Her (Ela) legendado: