Artista ganha dinheiro com fotos de outras pessoas no Instagram



Como vocĂȘ se sentiria ao ver um senhor de idade roubando suas fotos do Instagram e as vendendo por mais de 200 reais a unidade?


Richard Prince, um "artista" Americano, apresentou, na Gagosian Gallery, em Nova Iorque, 38 retratos, de pessoas que ele encontrou no Instagram. A maioria das imagens na sua série, de nome "Novos Retratos", são de jovens mulheres em poses sugestivas.


Quem Ă© esse cara?

Richard Prince faz essas apropriaçÔes desde 1975, que é um jeito mais sutil de dizer que ele rouba o trabalho de outros artistas, joga um balde de tinta sobre eles e os vende em grandes quantidades por mais de 30 anos.

Como isso nĂŁo Ă© ilegal? - vocĂȘ deve estar se perguntando. Porque as leis de direitos autorais aplicadas no mundo da arte estĂŁo preocupadas com apenas uma coisa: se o material que estĂĄ sendo vendido Ă© uma nova criação, ou se Ă© simplesmente uma cĂłpia do trabalho de outra pessoa.

Vårias pessoas contestaram suas "criaçÔes" durante anos, e até levaram Richard aos tribunais, mas de nada adiantou. Nada impediu, também, as pessoas, especialmente seus fãs, de argumentarem sobre os seus métodos controversos.

Uma modelo de um dos quadros de Richard comentou sobre o ocorrido em um post no Instagram:


Como ele se livra de um processo?

O mais brilhante de suas mentiras é a habilidade de dar um novo significado às imagens que ele usa. Em "Novos Retratos", Prince transformou as fotos do Instagram simplesmente mudando os comentårios das imagens antes de imprimi-las em quadros grandes. Por exemplo, abaixo de uma imagem da Sky Ferreira andando de carro, ele escreveu "Adorei a corrida hoje. Vamos fazer isso mais vezes, Richard". No mundo da arte, esses comentårios jå são suficientes para serem considerados uma nova criação, mas ninguém pode dizer com certeza até ele ser levado ao tribunal.


Isso Ă© realmente arte?

Alguns crĂ­ticos de arte vĂȘm respondendo veementemente Ă  Galeria, alguns elogiando Richard por ser "um verdade mĂĄgico de seus gostos" e outros mal conseguindo expressar seu desprezo.

Qualquer que seja sua reação, vocĂȘ tem que admitir que a arte de Richard reflete a natureza da internet, onde a autoria Ă© borrada e informaçÔes podem ser trocadas e distorcidas e assim serem publicadas.

Se for assim, isso faz de Richard um troll rico.


Leia também a carta aberta das meninas do blog Suicide Girls para Richard Prince.


via