6 dicas para ajudar a criar um hábito de escrever


Acredite ou não, construir um hábito de escrever é como passar fio dental regularmente nos dentes. Pelo menos é isso que o expert em hábitos humanos, BJ Fogg, acredita. Fogg é interessando em como nós criamos nossos hábitos e ele acredita que a força desses hábitos é definida pelo tamanho da decisão envolvida. E o que acontece é que nós adiamos grandes decisões em favor das pequenas.

Ele também acha que os hábitos são atos que você não pensa sobre eles - ou não de forma consciente. Ele disse: "Se você está se decidindo 'hoje eu vou pra academia' é uma boa indicação que isso não é um hábito. Hábito são coisas que fazemos sem decidirmos".

Mas o que tudo isso tem a ver com escrever - e passar o fio dental? Bem, todos nós conhecemos os benefícios de passar o fio dental, mas passar em todos eles dá muito trabalho! Então tendo isso em mente, BJ Fogg recomenda limpar apenas um dente imediatamente logo após escová-los - e a partir daí construir um hábito de limpá-los um por um com o tempo.

Começando com um dente, se torna fácil limpar mais dentes - e esse é o princípio que também podemos aplicar para ajudar a estabelecer um hábito de escrita.

1. Defina uma pequena meta


Se você sabe que quer escrever em um blog ou um pequeno texto, a primeira coisa a fazer é definir uma pequena meta. Empenhe-se em escrever por apenas 5 minutos ao dia. Não se preocupe com o tempo que você pode gastar - concentre-se em fazer o esforço para escrever. Vá até onde você puder e não comece com uma sensação de culpa por não conseguir escrever muito por ter outras coisas a fazer.

2. Crie o novo hábito próximo de um hábito já existente


Uma vez que você identificou qual hábito você quer, você precisa ligá-lo a outro comportamento que você faz todo dia - isso o torna mais normal e faz com que não haja tanto esforço assim. Quando eu estava tentando desenvolver um hábito de escrever, fiz junto com a primeira coisa que faço toda manhã depois que tomo uma xícara de chá. Toda manhã, escrevo por 10 minutos antes de fazer qualquer outra coisa. Por ligar uma atividade a outra que eu já faço todos dias, a fiz sem pensar. Criei o hábito de fazer as duas coisas juntas, sem muito esforço.

3. Aumente lentamente sua meta


Vamos supor que sua meta seja escrever por 5 minutos todos os dias depois do almoço. Na primeira semana, você escreve por 5 minutos a cada dia. No final da semana, você escreveu 25 minutos. Agora você precisa aumentar o tempo, talvez adicionar mais 5 minutos a cada dia, então no final da segunda semana você estará escrevendo por 10 minutos todos os dias, e na terceira semana, por 15 minutos. Talvez você queira aumentar os seus cinco minutos diários para 3 horas de hábitos de escrita, mas você precisa estar ciente que se você definir uma meta muito grande, pode acabar ficando sobrecarregado.



4. Escreva o progresso de sua meta


Assim como toda mudança de hábito, escrever seu progresso ajuda muito. O simples fato de anotar a frequência que você está conquistando os seus objetivos, faz uma grande diferença no quão produtivo você está e o quão motivado você se sente.

5. Se dê alguns prêmios a cada vez que você atingir um objetivo


É importante que você se dê uma recompensa pelo progresso que você faz a cada estágio do seu processo de escrita. Se você tiver escrito por 5 minutos a cada dia durante uma semana - isso é ótimo! Em muitos casos, a recompensa já é você ter alcançado o seu objetivo, mas sempre que puder se dê um presente. É através da recompensa que você terá motivação para continuar e aumentar o tempo que você gasta escrevendo.

6. Não se torture se você perder um dia


Essa é a regra de ouro. Se você ficar se culpando por não estar atingindo sua meta, você pode deixar o seu pessimismo vencer. Nunca se torture por tentar encontrar a sua meta diária de escrita. Algumas vezes não sobra tempo no nosso dia, aceite e siga em frente. Haverá outros cinco minutos amanhã.


Escrito originalmente por Chris Smith e traduzido por mim.


Leia também no Medium.