5 motivos pra você usar o Snapchat

Como usar o Snapchat

O Snapchat é conhecido como uma rede social para adolescentes que trocam nudes, e o que eu posso afirmar é que as nudes não são uma exclusividade do Snapchat (claro), e que até o Facebook pode ser o principal meio de trocar esse tipo de conteúdo, dependendo do uso que você faz dele. Uma ex colega de trabalho disse que nunca viu pornografia no seu Tumblr, porque ela só seguia as pessoas que ela tinha interesse. Mas eu não vim aqui pra falar de nudes.

Qual o uso que você quer fazer do Snapchat? Vou jogar algumas ideias que eu tenho sobre o mais novo queridinho do universo social media.

Hoje ouvi o podcast Snapchat For Business: 4 Ways Your Business Can Use Snapchat, do Social Media Social Hour, dando 4 dicas de como usar o Snapchat no seu negócio. E quem começa a se familiarizar com a rede social a partir de agora, vai ter um melhor conhecimento para utilizá-la com o propósito de inovar no seu negócio e engajar seus clientes.

Fiz um título bem sensacionalista, seguindo a linha do novo jornalismo BuzzFeed, pra falar do óbvio, porque o óbvio é algo que a gente nunca se cansa. Espero que gostem.

Todo mundo só fala dele


Quer um motivo melhor do que esse? Provavelmente você conhece algum amigo que fala do Snapchat e você fica com aquela curiosidade de saber como é, porque você nunca usou ou se pergunta como alguém pode gostar daquele troço. Sinto muito dizer, mas a rede social é um bom termômetro pra saber se você é velho ou não. Você não vai querer ficar de fora do grupinho das pessoas que estão antenadas nas novidades, vai?

Seu conteúdo não fica gravado


Apesar de não estarmos totalmente seguros sobre o destino do que colocamos na Internet, o Snapchat prega que o que postamos na rede social é deletado depois de 24 horas. Quem utiliza o aplicativo percebe que as fotos são mesmo deletadas depois de 24 horas, exceto em caso de alguém tirar print (o aplicativo avisa quando isso acontecer), mas isso não é um empecilho, já que estamos treinados o suficiente pra saber o que devemos colocar na rede (pelo menos eu acho).

É inovador


Nas outras redes sociais, o conteúdo pula na tela e te “obriga” a vê-los. No Snapchat é você quem decide o que quer ver. Isso também serve como termômetro pra saber quem está engajado no que você posta. Outra coisa inovadora é que para ver esse conteúdo não basta clicar para abrir, você precisa descansar o dedo na tela até tudo ser mostrado. Notícias recentes afirmam que essa função vai deixar de existir, mas eu acho muito bacana esse lance do toque. É meio poético, é como se segurando na tela você estivesse se conectando com a pessoa do outro lado da tela.

Dá pra fazer desenhos e adicionar filtros


Pra deixar suas fotos mais interessantes, você pode adicionar uns filtros que vem no próprio aplicativo. Também pode liberar a criança de 5 anos que tem em você e fazer alguns desenhos. Um usuário da rede social que usa essa função de forma genial é o Geeohsnap. Ele cria lindas ilustrações na própria plataforma.

É viciante


Pelo conteúdo se autodestruir em 24 horas, você fica conferindo pra ver se alguém postou um novo snap. E por ter essa instantaneidade, você é estimulado a produzir um conteúdo que não teria coragem de produzir para o Facebook, por exemplo, que fica disponível para vermos sempre que quisermos. O Snapchat já nasceu com um DNA adolescente, que vive intensamente o momento.


Me siga no Medium.